A culinária japonesa se desenvolveu ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão.

A culinária japonesa no Brasil é uma adaptação da culinária do Japão criada no Brasil para se adaptar às necessidades dos imigrantes japoneses radicados neste país e atualmente para se adaptar ao paladar brasileiro nos restaurantes que servem alimentos típicos do Japão.

Takoyaki

Takoyaki (たこ焼き ou 蛸焼?) (literalmente polvo frito ou grelhado) é um popular bolinho redondo japonês que mais se parece com uma panqueca temperada feita com uma massa muito mole, quase líquida, e frita em uma chapa especial para Takoyaki. Normalmente é recheado com pedaços cortados ou um polvo pequeno inteiro, raspas de tempura (tenkasu), gengibre picado e cebolinha.

Lámen

Lámen ou rāmen (em japonês: ラーメン ) é um alimento japonês. Um prato de lámen normalmente é composto por um tipo de macarrão chinês, uma sopa com caldo à base de ossos de porco, peixe ou frango, e temperados com uma base tarê (molho) que dá sabor ao caldo base

Sushi

Sushi (すし, 寿司, 鮨?) é um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi, tradicionalmente, é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais ou ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte).

Yakisoba

Sōsu yakissoba (ソース焼きそば?), também conhecido por yakisoba[1] (焼きそば?), é um prato de origem japonesa, cujo nome significa, literalmente, “macarrão de sobá frito”. O prato, conhecido internacionalmente, é composto por verduras que podem ou não ser fritas juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Nikuman

Nikuman é uma receita japonesa que consiste em massa de farinha recheada com carne de porco picada cozida ou outros ingredientes. É um tipo de Pão cozido no vapor chinês’ semelhante ao baozi chinês, Nikuman são cozidos no vapor e frequentemente vendidos como comida de rua .

Tonkatsu

Tonkatsu (em japonês: 豚カツ, とんかつ ou トンカツ) é um prato da culinária japonesa, inventado no fim do século XIX e um dos mais populares do Japão. Consiste de uma costeleta de porco frita e empanada e fatiada em pequenos pedaços, geralmente servida com repolho picado e/ou sopa de missô.

Guioza

Guioza é um prato típico da culinária chinesa, que se difundiu para a culinária japonesa e do resto da Ásia. Consiste tipicamente de um pastel de massa fina, geralmente frito ou cozido a vapor, recheado com carne moída e/ou de legumes.

Katsu Sando

Katsu sando é uma preparação muito comum da culinária japonesa, bem típica e tradicional. É um sanduíche feito no pão de fôrma branco com tonkatsu: filé de porco à milanesa ao estilo japonês. A grande estrela do prato é o tonkatsu, à milanesa em si. Possui sua versão vegetariana também, o Veggie sando!

Onigiri

O oniguiri (em japonês: お握り) também conhecido como nigiri, omusubi ou bola de arroz é um bolinho de arroz japonês geralmente em forma de triângulo, ou de forma ovalada envolto por uma folha de nori. Ele pode receber vários tipos de recheio, mas tradicionalmente é recheado com salmão frito, umeboshi, katsuobushi, ou qualquer outro tipo de ingrediente salgado ou azedo.

Karokke

Korokke (コロッケ) é um salgado japonês frito, similar ao croquete francês. O croquete chegou ao Japão no fim do século XIX, com a abertura dos portos proporcionada pela Restauração Meiji. Acredita-se que a receita foi levada por cidadãos dos Estados Unidos e da Europa Ocidental.

Yakitori

O Yakitori, frango grelhado, é um tipo japonês de frango no espeto. O termo “yakitori” pode também se referir a comidas no espeto em geral. O Kushiyaki (espeto grelhado) é um termo formal que abrange tanto aves como não-aves, no espeto e grelhados.

Karaague

Karaage trata-se de uma técnica japonesa que consiste em fritar alguns tipos de alimentos, na maioria das vezes, a carne, frango ou peixe em óleo. Normalmente seu tempero é baseado em molho de soja shoyu, alho, gengibre, saquê e revestido por uma camada de farinha de trigo temperada ou amido de milho e frito num óleo leve, é semelhante ao preparo do tempurá.

Tempura

Tempura (em japonês 天ぷら ou 天麩羅) é um prato clássico da culinária portuguesa e exportada para o Japão que a popularizou. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.

Poke

Poke, consiste em peixe cru cortado em cubos geralmente servido como aperitivo ou como prato principal. As formas tradicionais são aku (atum oleoso) e heʻe (polvo). O Poke Heʻe é geralmente chamado pelo seu nome japonês Tako Poke, exceto em lugares como a ilha de Ni’ihau, onde a língua havaiana é falada.

Hot Roll

O hot roll (ou simplesmente hot) ou sushi empanado é um alimento abrasileirado da culinária japonesa, do tipo maki (“sushi enrolado”), feito com peixe, normalmente salmão ou atum, enrolados com arroz em nori, uma alga marinha.

Temakis

Uma das iguarias japonesas que tem conquistado mais apreciadores nos últimos anos é o temaki. A refeição rápida significa enrolado com a mão, sendo que “te” significa mão e “maki”, enrolado.

Harumaki

Os rolinhos-primavera são uma das preparações da Culinária vietnamita e do sudeste asiático que foram adotadas em praticamente todo o mundo, constituindo um salgadinho muito popular. São efetivamente rolos, feitos com massa de farinha, originalmente de arroz, estendida muito fina e recheada com vegetais finamente cortados e, por vezes, carne ou camarão.

Sashimi

Sashimi (em japonês: 刺身) é uma iguaria da culinária japonesa que consiste de peixes e frutos do mar muito frescos e crus, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas com algum tipo de molho (geralmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado).

Pastel

Pastel é um alimento composto por uma massa à base de farinha a que se dá a forma de um envelope, se recheia e depois se frita por imersão em óleo fervente. Originário da culinária europeia, o pastel um dos alimentos mais frequentemente encontrados em carrinhos de rua e centros de comércio popular do Brasil e Portugal, também populares em outros países como o Japão.