Confira as salas culturais e suas atividades que estarão presentes na 10º Edição do Festival do Japão do RS.
ARTE COM ARRANJOS FLORAIS E TECIDOS
Ikebana
A iquebana é originária da Índia, onde os arranjos eram destinados a Buda, e se personalizou na cultura nipônica, que a tornou mais conhecida. Em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor.
Kimono
Quimono ou kimono (着物, きもの)?)é uma vestimenta tradicional japonesa utilizada por mulheres, homens e crianças. A palavra “kimono”, que no seu sentido literal, traduzido diretamente do japonês, significa “coisa para vestir” (ki = “vestir” e mono = “coisa”) é utilizada para denotar o nome destes longos roupões.
Furoshiki
Furoshiki são panos de embrulho japoneses tradicionalmente usados para embrulhar e/ou transportar mercadorias. A consideração é colocada na estética do furoshiki, que pode apresentar bordas com bainhas, materiais mais grossos, mais caros e desenhos pintados à mão.
ARTE COM PAPEL
Origami
Origâmi (折り紙, pronúncia japonesa: [oɾiɡami] ou [oɾiꜜɡami], de ori que significa “dobrar” e kami que significa “papel” (kami muda para gami devido ao rendaku)) é a arte de dobrar papel, que é frequentemente associada à cultura japonesa. No uso moderno, a palavra “origâmi” é usada como um termo inclusivo para todas as práticas de dobradura
Shodo
O Shodō (書道 “Caminho da escritura”?) é a caligrafia japonesa. É considerada uma arte e uma disciplina muito difícil de perfeccionar e é ensinada como uma matéria a mais às crianças japonesas durante a sua educação primária.
Sumi-e
Sumi-ê (em japonês: 墨絵), é uma técnica de pintura oriental que surgiu na China no século II da era cristã. Da China o sumi-ê foi levado ao Japão onde tornou-se mais difundido. A palavra tem raiz japonesa e significa pintura com tinta.
JOGOS JAPONESES
Shogi e Igo
Shogi (em japonês: 将棋 ), também conhecido como Xadrez Japonês ou Jogo dos Generais, é um jogo de estratégia de tabuleiro para dois jogadores, sendo a variante japonesa do xadrez. É a variante mais popular do xadrez no Japão.
O shogi foi a primeira variante do xadrez em permitir que peças capturadas retornassem para o tabuleiro através do jogador que as capturou
Karuta
Karuta (かるた) é um jogo de cartas Japonês.
A ideia básica por trás de qualquer jogo de karuta é definir rapidamente qual carta, dentro de muitas, é a certa e, então, pegá-la antes do adversário. Há vários tipos de cartas que podem ser usadas para jogar karuta. Também é possível jogar usando dois baralhos de cartas padrão.
Mahjong
Mahjong é um jogo de mesa de origem chinesa que foi exportado, a partir de 1920, para o resto do mundo e principalmente para o ocidente. É composto de 144 peças, chamadas comumente de “pedras”,
EXPOSIÇÕES
Escritório Consular Japonês
Exposição Shiga
Exposição Kanazawa
Exposição Bonsai
ESPAÇO KOGUEI
Take-Zaiku
A tecelagem de bambu (takeami) é uma forma de trabalhar o bambu (takezaiku ) e um artesanato tradicional japonês (kōgei ), com uma variedade de diferentes aplicações, estilos de tecelagem e aparências. A tecelagem japonesa de bambu é particularmente conhecida por seu uso na cestaria .
Mizuhiki e Tombo-dama
Mizuhiki (水引) é um tipo de artesanato tradicional bastante antigo, na qual são usados fios coloridos de papel washi, um papel criado à partir do arroz. É comum encontrarmos essa arte tradicional decorando embrulhos de presente, envelopes Shūgi-bukuro ou Noshibukuro e acessórios pra cabelo e trajes tradicionais.