Em 2012, a Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre – ACJ, foi a entidade pioneira na realização do evento, e convidou outras instituições e associações para participarem da sua organização.

​Participaram a Associação de Assistência Nipo-brasileira do Sul, Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do RS, Seinenkai de Porto Alegre, Associação Feminina de Porto Alegre e Grupo de Idosos Japoneses.

​O Festival contou, ainda, com a importante parceria do evento Anime Buzz no Ginásio de Esportes da Academia de Polícia Militar. Teve o apoio da Brigada Militar do RS e do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre e contou com o patrocínio de diversas empresas de Porto Alegre.

​O tema do 1º Festival do Japão foi: “Fortalecer os laços entre Japão e Brasil no Sul”.

​O evento contou com diversas atrações, como apresentações artísticas, de música e dança, artes marciais, exposições, gastronomia típica, artesanato, oficinas, palestras, cerimônia de chá, jardim japonês, etc. Como convidados especiais, apresentaram-se, vindo de São Paulo, o Grupo de dança de Okinawa (por intermédio da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil – KENREN) e o grupo de Taikô Fuurinkazan Wadaiko de Ponta Grossa-PR. A cantora japonesa Mariko Nakahira abrilhantou o Festival e emocionou a todos com sua voz e simpatia.

Naquele ano, o público que visitou o Festival do Japão do RS foi em torno de 15 mil pessoas durante os dois dias.