Como na 2ª edição do evento, as entidades realizadoras do 3º Festival do Japão do RS foram: Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre – ACJ, Enkyo – Associação de Assistência Nipo-brasileira do Sul, Câmara do Comércio e da Indústria Japonesa do RS, Fujinkai de Porto Alegre – Associação das Senhoras e Seinenkai de Porto Alegre – Grupo de Jovens. O evento contou com o apoio da Brigada Militar do RS, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Escritório Consular do Japão em Porto Alegre e Provincia de Shiga, Estado Irmão do Rio Grande do Sul.

Como nas edições anteriores, o 3º Festival do Japão do RS se realizou em parceria com o ANIME BUZZ, evento de anime e de cultura pop japonesa.

​Nesse ano, o tema do Festival homenageou a gastronomia japonesa, que tem, a cada dia, mais adeptos, não só pela beleza da apresentação dos pratos, mas também pelo seu sabor e por ser considerada uma culinária que promove a alimentação saudável. Recentemente, em 04/12/2013, a tradicional culinária japonesa denominada washoku foi adicionada à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

​Repetindo os festivais dos anos anteriores, a terceira edição apresentou farta atividade cultural. Além das tradicionais exposições de origami, de ikebana, de shodô, e de peças de artesanato vindos do Japão, ocorreram oficinas de origami, ikebana e furoshiki. Houve exposição interativa de katazome, uma técnica de tingimento. Relacionada ao tema, o festival mostrou uma exposição de pratos da culinária japonesa e ofereceu oficina de sushi. No mini auditório o público pôde participar da Cerimônia do Chá.

​No palco, o público assistiu a numerosas apresentações artísticas de canto, dança e taiko e a apresentações de artes marciais. Entre os convidados especiais, abrilhantaram o festival dessa edição, a famosa cantora japonesa Mariko Nakahira, que a cada ano atrai maior número de fãs, o Grupo Kaito Shamidaiko, da cidade de Taubaté, SP, Grupo Wa No Kai, de São Paulo, e a senhora Seo Akemi, que veio da cidade de Kanazawa, cidade irmã de Porto Alegre no Japão, com a missão de intensificar intercâmbio entre estas duas cidades. Seo Akemi apresentou danças que caracterizam o folclore japonês.

​Na praça da alimentação, o público degustou variados pratos da gastronomia japonesa.