Com o tema esportes e lazer, Festival do Japão de Porto Alegre tem programação no final de semana | Em 18 de agosto é comemorado o Dia do Imigrante Japonês no estado

Com a proximidade das Olimpíadas do Japão, em 2020, a comunidade japonesa aproveitou para comemorar o Festival do Japão do Rio Grande do Sul no tema esportes e lazer, na Academia de Polícia de Porto Alegre.

São apresentações, jogos, palestras, aulas, entre outras opções para conhecer e celebrar a cultura japonesa. Fãs da culinária japonesa podem aproveitar os pratos típicos do país asiático. Já quem gosta de karaokês, tradicionais nos bares de Tóquio, também terá sessões disponíveis no festival.

Os cosplayers, que se vestem de personagens da cultura pop, foram destaques no evento. “É um mundo totalmente de fantasia, de exploração, onde tu pode ser o que tu quiser. O olhar das crianças é incrível”, opina a professora Danielle Andrea Grings.

E as modalidades esportivas também atraíram muita gente. “É bem legal poder participar de uma série de atividades aqui com as crianças, com os amigos também. Não posso sair daqui sem pelo menos acertar uma”, disse o advogado Vitor Munhoz, enquanto jogava beisebol. O esporte voltará a ser disputado nos Jogos Olímpicos do ano que vem.

Dia do Imigrante Japonês

O dia 18 de agosto é o Dia do Imigrante Japonês no Rio Grande do Sul, porque foi nesta data que, em 1953, o estado recebeu os primeiros 23 imigrantes do país asiático, que chegaram ao porto de Rio Grande, para trabalhar principalmente na agricultura.

Em 2013, a data foi incluída no calendário oficial de Porto Alegre. Estima-se que a comunidade japonesa no Rio Grande do Sul tenha cerca de 5 mil pessoas, vivendo em sua maioria na capital, em Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.