Na segunda edição do Festival do Japão do RS, no ano de 2013, as entidades e associações realizadoras foram: Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre – ACJ, Associação de Assistência Nipo-brasileira do Sul – Enkyo, Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do RS, Fujinkai de Porto Alegre (Associação das Senhoras Japonesas) e Seinenkai de Porto Alegre (Grupo de Jovens).

Na segunda edição, foi mantida a bem sucedida parceria com o evento Anime Buzz.

​O tema do 2º Festival foi o pássaro Tsuru, grandemente reproduzido em dobradura de papel (origami). O tsuru é considerado o pássaro possuidor de vida longa no Japão. Simboliza a juventude e a longevidade. Traz paz e felicidade, sendo considerada a ave da sorte.

O Festival, no ano de 2013, recebeu o apoio, além da Brigada Militar do RS, do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria da Cultura do Município, da Província de Shiga, da Cidade de Kanazawa, do Japão, e da JICA. Houve, ainda, a participação de entidades de ensino como a UFRGS e PUC, que realizaram palestras e oficinas. Mais uma vez diversas empresas colaboraram patrocinando o evento.

​No Festival do Japão do RS de 2013 o público visitante pode ver de perto a prática do origami (dobradura), do ikebana (confecção de arranjos de flores naturais), do shodô (caligrafia); viu exposições de telas de sumie (pintura em carvão), artesanatos, armaduras e espadas, bonsai, biombos e lanternas japonesas. No palco do auditório as apresentações artísticas e shows de música, de dança, demonstrações de artes marciais, apresentações de taikô (tambor japonês), desfile de kimonos, foram muito apreciadas. Foram realizadas palestras, workshops, degustação de chá tradicional, atividades lúdicas para crianças, homenagem aos idosos, degustação de alimentos da culinária japonesa e exposição de produtos e artesanato típicos, entre outras atividades.

​Como atrações especiais, apresentaram-se no palco o Grupo Kaito Shamidaiko de São Paulo e, mais uma vez a cantora japonesa Mariko Nakahira abrilhantou o evento, repetindo o sucesso do ano anterior.

​No segundo ano do Festival, o público presente foi de cerca de 28 mil pessoas, lotando as dependências da Academia de Polícia Militar.