O 4º Festival do Japão do RS foi uma realização das seguintes entidades: Associação Festival do Japão do RS, Associação da Cultura Japonesa de Porto Alegre – ACJ, Enkyo – Associação de Assistência Nipo-brasileira do Sul, Câmara do Comércio e da Indústria Japonesa do RS, Seinenkai de Porto Alegre – Grupo de Jovens e Fujinkai (Grupo de Senhoras Japonesas de Porto Alegre).

​O festival contou com o apoio de: Brigada Militar do RS; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Escritório Consular do Japão em Porto Alegre; Provincia de Shiga, Estado Irmão do Rio Grande do Sul; Cidade de Kanazawa, cidade irmã de Porto Alegre; e JICA. E com a colaboração especial da Prefeitura Municipal de Ivoti/RS, da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha/RS e da Associação Literária Nikkei Bungaku de SP.

Mais uma vez, como nas edições anteriores, o festival ocorreu em parceria com o ANIME BUZZ, evento de anime e cultura pop japonesa.

​Nessa edição, o Festival homenageou os 120 Anos da assinatura do Tratado de Amizade de Comércio e de Navegação entre Brasil e Japão. O documento marcou o início das relações diplomáticas entre os dois países. A vinda ao Brasil de milhares de japoneses por meio da imigração fortificou os laços de amizade entre os dois povos. Com o decorrer do tempo, as parcerias e cooperações se estenderam para quase todas as áreas, como da indústria, agricultura, economia, tecnologia, cultura, ensino, saúde, esportes, etc, gerando benefícios para ambas as nações.

​Como nas edições anteriores, o 4º Festival do Japão RS marcou pelas inúmeras atividades culturais apresentadas, como a tradicional Cerimônia do Chá com degustação. Realizaram-se diversas Exposições: sobre os 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão; de peças do Consulado Japonês, de Shiga (Província irmã do Estado do Rio Grande do Sul) e de Kanazawa (Cidade irmã de Porto Alegre); de sumiê (técnica de pintura); sobre Poesia Japonesa; de bonsai (cultivo de árvore em vaso); de kimonos (vestimenta típica); de ikebana (arranjo floral); de origami (dobradura de papel); e de shodô (Caligrafia Japonesa). Foram oferecidas oficinas de: sumiê; ikebana; origami; e bonsai. Junto à exposição de kimonos, o público teve a oportunidade de vestir kimonos e tirar fotos.

​A programação do Palco apresentou, como nos anos anteriores, atrações musicais, de canto, de dança e taiko, além de artes marciais. Como convidados especiais, apresentaram-se a cantora japonesa Mariko Nakahira, o Grupo Kaito Shamidaiko de Taubaté/SP, e o grupo Requios Geino Dokosai Eisa Taiko, de São Paulo/SP. Destaca-se, ainda, a participação do Coral da Pontifícia Universidade Católica do RS e do cantor Zenkyu Ogawa, do Japão.

​O festival, como nas edições anteriores, contou com as diversas bancas de artesanato, produtos típicos orientais, flores, brinquedos, etc.

A tradicional Praça da Alimentação contou com as delícias da culinária japonesa e também da brasileira para o público saborear.